Factos Curiosos

Piolho 512x512

FALSO. Os piolhos andam, correm e rastejam de cabelo em cabelo. Eles são rápidos, um piolho adulto é capaz de se movimentar 22cm por minuto.

FALSO. Adultos e bebés podem apanhar piolhos também.

FALSO. Os piolhos (Pediculus humanus capitis) só vivem em humanos.

FALSO. Os piolhos precisam de se alimentar com sangue humano a cada 3-4 horas e precisam do calor humano para sobreviver. Quando estão fora do corpo humano não conseguem viver por mais do que 24 horas, aproximadamente.

FALSO. Passar um bom pente uma vez por semana ou usar hortelã-pimenta pode ajudar a prevenir o aparecimento de piolhos. O uso de gel ou sprays mantém o cabelo mais perto do couro cabeludo, o que dificulta a movimentação dos piolhos  mas por outro lado também compromete a capacidade de tratar.

VERDADEIRO. Os piolhos não sustêm a respiração, mas conseguem desligar o seu sistema por aproximadamente 2 horas (parecido com a hibernação ou com o suster da respiração). Eles têm ventrículos laterais que conseguem desligar por esse período de tempo.

FALSO. A propagação de piolhos através de chapéus, gorros ou escovas é muito rara: existe menos de 2% de probabilidade de isso acontecer.

FALSO. Os piolhos preferem o sangue humano, independentemente do tipo de cabelo, embora seja mais provável que pessoas com cabelos compridos possam apanhar piolhos.

FALSO. Os piolhos são imunes a quase todos os produtos químicos, incluindo o cloro. São insectos extremamente saudáveis com um exoesqueleto resistente e são impermeáveis ao cloro. Além disso, nada penetra na carapaça das lêndeas, de modo que os ovos também não são afectados pelo cloro. Nenhum produto é 100% eficaz.

TALVEZ. Os piolhos não nadam. No entanto, porque os piolhos se propagam de cabeça para cabeça, se alguém estiver em contacto directo com outro indivíduo com piolhos, mesmo que o cabelo esteja molhado, numa piscina, os insectos podem rastejar de uma cabeça para outra.

FALSO: A comichão é muitas vezes o primeiro sinal de piolhos, mas nem sempre é assim. A comichão é causada devido a uma reacção alérgica à saliva que os piolhos segregam quando se alimentam. Tal como qualquer alergia, nem toda a gente tem uma reacção. Na realidade, 50% das pessoas que tiveram piolhos nunca sentiram comichão.